O ESCRITOR COMO PRESERVADOR CULTURAL


O Escritor como Preservador Cultural - Homenagem aos escritores

 Mário de Méroe

A cultura operou a maior das transformações no homem, afastando-o do mundo animal pela capacidade adquirida de superar suas limitações orgânicas originárias, através de um processo evolutivo sui generis, que o levou a vencer os obstáculos inatos.

A invenção da escrita foi decisiva para a evolução. A princípio por símbolos e depois através de palavras, o homem pôde documentar suas experiências e transmiti-las às gerações seguintes, que não necessita repetir todos os movimentos de aprendizado cada vez que nasce um filhote, como ocorre com os animais. O homem moderno, ao nascer, já tem à sua disposição toda o aprendizado das gerações anteriores, tornando-o mais apto à sobrevivência, em decisiva vantagem sobre as demais formas de vida. A mola propulsora desse constante aperfeiçoamento é a capacidade de comunicação. Assim, o homem tornou-se o produtor da própria cultura.

Esse fato destaca o papel do escritor, como preservador cultural. Em seu multifacético labor, (veja-se a importância das famosas tabuinhas de argila do tempo dos faraós), ele está documentando o momento em que vive, registrando operações e números ou recriando fatos passados, cujo conhecimento irá alicerçar o padrão cultural das gerações posteriores. Sem o trabalho do escritor, não seria possível documentar a cultura, e cada geração teria que aprender, novamente, tudo o que foi aprendido por seus antecessores, desde a alta tecnologia até lendas, fatos históricos, e delicados enlevos do coração.

A todo esse cabedal de instrumentos de preservação da cultura, hoje podemos somar mais uma importante ferramenta: O Divulga Escritor, que de fato promove, incentiva e torna conhecidos os escritores de todas as especialidades, e os auxilia a trazer a lume suas produções literárias. Sob a batuta da jovem e brilhante especialista em comunicação, a Profª Shirley Maria Cavalcante, essa ferramenta tornou-se indispensável para os que militam na área, proporcionando assessoria profissional, e contatos com editoras. Dispõe de um seleto quadro de colunistas, bastante diversificados em seus estilos e áreas de atuação, bem como uma Livraria, através da qual os autores podem comercializar suas obras.

Essa prestigiosa ferramenta completou dois anos de existência no dia 26 de março de 2015. Segundo aninho, mas já caminha com passos de potencial gigante.

Parabéns, Profª Shirley Cavalcante, pela feliz iniciativa, a todos escritores, e a toda equipe administrativa pela brilhante administração!


Leia mais: https://www.divulgaescritor.com/products/o-escritor-como-preservador-cultural-por-mario-de-meroe/
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora